Projeto MARSW

O projeto MARSW está a desenvolver um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Este sistema permitirá conhecer a distribuição das comunidades e dos habitats existentes nesta área marinha, bem como criar ferramentas para avaliar o seu estado de conservação ao longo do tempo. O MARSW decorre entre 2017 e 2020.

 

Em que consiste este sistema de informação?

É um catálogo sobre a área marinha do PNSACV, que inclui características ambientais (por exemplo, que espécies e que tipos de fundo foram observados em cada zona) e informação sobre atividades humanas exercidas (por exemplo, a pesca). Esta informação é disponibilizada num portal de internet acessível a todos, associado a um sistema de informação geográfica interativo (Geoportal) regularmente atualizado.

Profundidade e relevo do fundo do mar de um troço da área marinha do PNSACV. Levantamento realizado pelo Instituto Hidrográfico com sonda multifeixe.
 
Campanha realizada em 2018 pelo
Navio Gago Coutinho (Instituto Hidrográfico)
para prospetar os fundos marinhos do PNSACV.

E o que é o sistema de monitorização?

É um conjunto de procedimentos para a recolha e análise de informação, a efetuar de forma comparável ao longo do tempo. Este sistema permitirá avaliar de forma continuada o estado de conservação das espécies e habitats na área marinha do PNSACV. Assim, será possível perceber se as medidas de proteção estão a ser bem-sucedidas e apoiar a gestão destas áreas.

Identificação visual e quantificação da abundância e do tamanho de espécies marinhas, num fundo rochoso da área marinha do PNSACV

Qual é a base deste sistema de informação e monitorização do MARSW?

A informação vem de estudos científicos, novos ou já efetuados, e do conhecimento de pessoas que vivem e trabalham nesta região, bem como de entidades como associações de pescadores e de desenvolvimento, empresas marítimo-turísticas e da administração local.

Acompanhamento a bordo para recolha de informação relativa à pesca comercial exercida na área marinha do PNSACV